Consulado Geral de Portugal em Bordéus

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Prémio Imprensa Nacional / Ferreira de Castro

52980031 309635109756328 5156986160228073472 o

Foi criado, no passado dia 20 de fevereiro, o prémio literário, designado Prémio Imprensa Nacional / Ferreira de Castro, que visa valorizar e difundir a criação literária, em língua portuguesa, desenvolvida por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro. O objetivo é também o de identificar, realçar e homenagear o contributo e a herança cultural dos portugueses na diáspora, tendo sido escolhido por essa razão o nome do escritor e emigrante Ferreira de Castro, para este prémio.

Na cerimónia em que se procedeu à assinatura do Protocolo entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, S.Exa Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, lembrou a importância de se homenagear “o esforço, trabalho e dedicação” dos portugueses e lusodescendentes, que no exterior contribuem para o engrandecimento de Portugal e, assim, difundir o património cultural em língua portuguesa. 

Consulte a informação e documentação disponibilizada no Portal das Comunidades Portuguesas.

Saiba que:

As candidaturas poderão ser realizadas entre 1 de abril e 31 de maio, mediante a apresentação de textos de ficção, poesia ou ensaio em língua portuguesa. As obras deverão ser inéditas e poderão ser da autoria de cidadãos portugueses ou lusodescendentes residentes no estrangeiro.

O júri será composto pelos professores universitários Carlos Reis e Fátima Marinho e pela editora-chefe da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Paula Mendes. O vencedor do prémio contará com um prémio pecuniário e a possibilidade de edição da obra por parte da INCM.

Para mais informações acerca do regulamento e de como concorrer, por favor consulte a seguinte página: http://prelo.incm.pt/p/regulamento-do-premio-imprensa-nacional.html.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail