i congresso mundial das redes da diaspora3

A cidade do Porto acolheu, nos dias 13 e 14 de julho, o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa, evento organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Universidade Lusófona.

Esta primeira grande iniciativa dedicada em exclusivo à diáspora Portuguesa, espalhada nos quatro cantos do mundo, contou com a presença de 430 congressistas, de 36 países diferentes, além de uma ampla comitiva institucional composta pelo Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. 

A efeméride organizou-se em torno de seis áreas: i) associativismo, ii) ciência e conhecimento, iii) economia e desenvolvimento, iv) cidadania e luso-eleitos, v) gabinetes de apoio local e vi) comunicação social, todas elas subjacentes ao tema "Por Uma Visão Estratégica Partilhada", temática em foco durante todo o fim-de-semana. 

O objetivo desta iniciativa foi o de reunir e promover a interação entre representantes das redes da Diáspora portuguesa enquanto agentes ativos nas comunidades dos países de acolhimento e nas comunidades de origem. O evento teve ainda como objetivo assinalar os 25 anos da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se cumprem este ano.

Consulte aqui todas as informações sobre o Congresso, nomeadamente as Conclusões do I Encontro Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa.

  • Partilhe