Mensagem de Boas Vindas

place bourse img 7679

Bem-vindos ao sítio do Consulado-Geral de Portugal em Bordéus.

Aqui encontrará informações sobre os serviços disponíveis, bem como sobre os procedimentos a seguir e os documentos a
apresentar para a prática de atos consulares. 

Esperamos que estas informações sejam úteis e desejamos-lhe uma boa navegação.

  

      _________________________________________________________________________________________________________

 

 

Mais notíciasNotícias

cg permanencias 2020

Já se encontra disponível o calendário das Permanências Consulares para o ano 2020.

Veja no separador “Assuntos Consulares/Permanências Consulares” quais as datas em que estaremos mais perto de si.

Não se esqueça que deve efetuar primeiro uma marcação por email para consulado.bordeus@mne.pt ou através do telefone: 05 56 00 68 20 e indicar os seguintes elementos:

natal 2019

secp berta nunes

 

Mensagem de Natal da Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

"Caras e caros compatriotas,

É com satisfação que dirijo esta mensagem a todos os portugueses e lusodescendentes que compõem a diáspora portuguesa, por ocasião da quadra festiva do Natal e do Ano Novo.

encontro invest diaspora viseu

Lembramos que irá decorrer em Viseu, de 13 a 15 de dezembro próximo, o IVº Encontro de Investidores da Diáspora

Programa encontra-se consolidado e pode, desde já, ser consultado aqui. Na quinta-feira dia 12 de dezembro, haverá uma receção de boas-vindas nos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Viseu. Os trabalhos irão decorrer ao longo do dia 13 e na manhã de dia 14. Estarão em debate as políticas, mecanismos e medidas de apoio ao investimento e à internacionalização na perspetiva da Diáspora. Serão igualmente abordados temas relacionados com o empreendedorismo jovem, com as experiências e oportunidades do meio empresarial, bem como analisada a importância do setor agroalimentar.

unesco secp img 3101

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – oficializou esta manhã, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A cerimónia de ratificação decorreu na sede da organização em Paris e contou com a presença de S.E o Primeiro-Ministro, António Costa, de S.Exa. Ministra da Cultura, Graça Fonseca, bem como de S.Exa. Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e ainda do Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

Em declarações em Paris, o senhor Primeiro-Ministro considerou tratar-se «do reconhecimento da dimensão global de uma língua que é falada oficialmente em nove países e por mais de 263 milhões de pessoas», que «é hoje a quinta língua mais usada na Internet e com cada vez maior presença quer no domínio cultural quer no científico». 

António Costa disse ainda que «a afirmação da língua portuguesa como língua global é uma prioridade fundamental da política externa portuguesa». 

Para mais informações, veja aqui o Portal do Governo e o Portal Diplomático do Minsitério dos Negócios Estrangeiros. 

imagem violencia mulheres

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.

A violência contra as mulheres e a violência doméstica são crimes públicos. Denunciar estes atos de violência é uma responsabilidade coletiva.

Uma consciência de igualdade e respeito entre homens e mulheres passa, entre outras, pela eliminação dos estereótipos de género enquanto fatores que estão na origem das discriminações diretas e indiretas em razão do sexo, que impedem a igualdade substantiva que deve ser garantida às mulheres e aos homens, reforçando e perpetuando modelos de discriminação históricos e estruturais.