Mensagem de Boas Vindas

img 8117 bdx rev

Bem-vindos ao sítio do Consulado-Geral de Portugal em Bordéus

Aqui encontrará informações sobre os serviços disponíveis, bem como sobre os procedimentos a seguir e os documentos a
apresentar para a prática de atos consulares. 

Esperamos que estas informações sejam úteis e desejamos-lhe uma boa navegação.

      ____________________________________________________________________________________________

                             
imagesCORONAVÍRUS COVID-19
O CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL EM BORDÉUS ENCONTRA-SE TEMPORARIAMENTE ENCERRADO ATÉ NOVA ORDEM.
Para qualquer pedido urgente, contacte-nos preferencialmente por email: consulado.bordeus@mne.pt 
Saiba mais, consultando as nossas notícias abaixo.
 

 

Mais notíciasNotícias

aviso covid placa

Alerta Espanha

Espanha encontra-se desde o dia 14 de março sob “Estado de Alarme”. Tendo em conta as severas limitações que ali se verificam nos meios de transporte e na circulação de pessoas, desaconselham-se fortemente a todos os cidadãos portugueses não residentes em Portugal todas as deslocações ao nosso país por via terrestre, podendo nomeadamente a entrada em território espanhol ser negada na fronteira entre França e Espanha a cidadãos nacionais que não apresentem prova bastante de residência habitual em Portugal.

Saiba mais em: Portal das Comunidades Portuguesas e Conselho aos Viajantes - Espanha

Quarentena Portugal

Lembramos a orientação transmitida pela Direção-Geral da Saúde para quem entrar em Portugal, de “ficar em isolamento profilático durante 14 dias.”

ccspecimen

Medidas excecionais e temporárias aprovadas pelo Governo

O Governo Português aprovou medidas excecionais e temporárias relativas à validade de documentos. Assim, o cartão do cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, bem como os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, cuja validade tenha terminado a partir de 24 de fevereiro de 2020, são aceites, nos mesmos termos, até 30 de junho de 2020.

Para mais informação visite o comunicado do Portal do Governo e consulte aqui o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, em particular o seu artigo 16º.

covid19 estamoson

O Governo Português lançou o site COVID19ESTAMOSON que constitui uma plataforma única em que se encontram as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. O objectivo é de orientar os cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, transmitindo-lhes informações sobre os diferentes apoios disponíveis, assim como a documentação necessária - nomeadamente os formulários a preencher - para efetivar os seus direitos.

Esta iniciativa disponibiliza um conjunto de ferramentas tecnológicas - em parceria com quatro das principais empresas do setor (AWS, CISCO, Google e Microsoft) e operadores de telecomunicações (Altice, NOS, Vodafone e APRITEL) - que possibilitam a operacionalização do regime de teletrabalho. 

aviso covid tap 2

Considerando a volatilidade da situação decorrente da pandemia Covid-19 e seus impactos a nível das viagens internacionais, todos os cidadãos portugueses que se encontrem em viagem ou que tenham efetuado reservas na companhia aérea nacional (TAP), devem manter-se atentos, diariamente, a informações publicadas pela companhia sobre alterações às suas operações aéreas. 

Recomenda-se, assim, uma consulta regular ao sitio internet da TAP que se encontra em permanente atualização: www.flytap.com.

Recordamos, ainda, que no final da reunião do Conselho Eruopeu extraordinário, o Governo Português anunciou a suspensão dos voos para fora e de fora da União Europeia a partir do dia 19 de março. Para mais informações, recomenda-se igualmente a leitura da informação publicada no Portal do Governo.

 

aviso covid

Se tiver a RESIDÊNCIA PRINCIPAL EM PORTUGAL e se encontra transitoriamente em França (turismo, negócios, trabalho destacado, visita a familiares) recomendamos que regresse o mais atempadamente possível a Portugal.
Confirme com a sua companhia aérea se o seu voo se mantém ou se deve procurar alternativas nessa ou noutra companhia.

Se pretende regressar por via terrestre, não existem, neste momento, restrições na fronteira terrestre entre a França e a Espanha para RESIDENTES EM PORTUGAL.

No entanto, 

Se tem RESIDÊNCIA PRINCIPAL EM FRANÇA continue em casa e respeite o que as autoridades francesas determinaram quanto ao confinamento.

aviso covid placa

No âmbito da situação de pandemia de COVID-19, o Governo português decretou a reintrodução a título excecional e temporário do controlo documental de pessoas entre Portugal e Espanha e a proibição da circulação rodoviária nas fronteiras terrestres.

A medida aplica-se desde as 23h00 de dia 16 de março até ao dia 15 de abril de 2020, sem prejuízo de reavaliação a cada 10 dias e possível prorrogação. A circulação continua a ser permitida para:

  • entrada de cidadãos nacionais e titulares de autorização de residência nos respetivos países;
  • circulação do pessoal diplomático, das Forças Armadas e das forças e serviços de segurança;

Agendamentos online

agendamentoonline 1

Novo Portal E-VISA

e visa

 Portal E-VISA disponível em Português, Inglês, Francês, Ucraniano e Russo.

Contactos

11, rue Henri Rodel
33000 Bordeaux

+(33) 5 56 00 68 20
+ (33) 6 28 06 44 09 (Emergência (fins de semana e feriados))
consulado.bordeus@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

sef 200px

lisboa conferencia 0