Mensagem de Boas Vindas

place bourse img 7679

Bem-vindos ao sítio do Consulado-Geral de Portugal em Bordéus.

Aqui encontrará informações sobre os serviços disponíveis, bem como sobre os procedimentos a seguir e os documentos a
apresentar para a prática de atos consulares. 

Esperamos que estas informações sejam úteis e desejamos-lhe uma boa navegação.

  

      _________________________________________________________________________________________________________

 

 

Mais notíciasNotícias

posteriveidr

Conforme anunciado recentemente, irá decorrer nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019, o IVº Encontro de Investidores da Diáspora, na cidade de Viseu. 

Pode desde já, consultar aquicarta-convite da Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.
O Programa provisório já se encontra disponivel no Portal das Comunidades Portuguesas, pelo que poderá ser igualmente consultado aqui.

encontro diaspora 2

Viseu acolherá, de 13 a 15 de dezembro próximo, o IV Encontro de Investidores da Diáspora, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões e, ainda, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

Estes regulares Encontros de Investidores da Diáspora têm vindo a reforçar e a afirmar uma visão cada vez mais integrada da importância estratégica e peso económico do nosso país, bem como da relevância do empreendedorismo das Comunidades Portuguesas.

A inscrição pode ser efetuada, desde já, através de correio eletrónico para: gaid@mne.gov.pt

Muito em breve, deverão ser disponibilizadas mais informações sobre o programa do referido Encontro no Portal das Comunidades

 

portugal gov

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

dsd

Decorre até ao próximo dia 25 de outubro a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no Parlamento dos Jovens - edição 2019/2020, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares- MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:

20190905 142559 logo legislativas 01

 

No âmbito das próximas eleições do 6 de Outubro à Assembleia da República, informamos aos nossos concidadãos residentes na área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Bordéus que, devido a não manifestação na preferência de voto à Comissão Recenseadora desta área de jurisdição, o modo de exercício do seu direito de voto não será presencial mas sim exclusivamente por via postal.

Assim sendo, mantenha-se atento ao correio, pois o processo de voto postal já se iniciou.

Nesse sentido, irão receber em breve, na morada que consta no seu Cartão de Cidadão, um invólucro de resposta/folha explicativa, um sobrescrito verde e um boletim de voto que lhe vai permitir votar nas eleições que se vão realizar dia 6 de Outubro em Portugal.

 

COMO VOTAR:

 

20190905 142559 logo legislativas 01

 

Se está recenseado em Portugal, mas se se encontra deslocado no estrangeiro, exerça o seu direito de voto antecipadamente entre 24 a 26 de Setembro no Consulado-Geral de Portugal em Bordeús.

Se está inscrito no Recenseamento Eleitoral em território nacional e se encontra deslocado no estrangeiro:

  • Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  • Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
  • Doente em tratamento;
    ou
  • Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos quatro pontos anteriores.

Pode votar, entre os dias 24 e 26 de Setembro, junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Note bem: é indispensável a apresentação de comprovativo da situação invocada.

Mais informações aqui.

Vistos

vistosonline 1

Contactos

11, rue Henri Rodel
33000 Bordeaux

+(33) 5 56 00 68 20
+ (33) 6 28 06 44 09 (Emergência (fins de semana e feriados))
consulado.bordeus@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático